2 de agosto de 2009

Continuando... nossos primeiros dias

Bom, depois do pequeno stress no aeroporto por causa da mala que não veio e de tarde super agradável no parque com as meninas, dormimos que nem pedras.

No dia seguinte, antes de 8h da manhã fomos acordados com um telefonema pelo pessoal da American Airlines: acharam a mala! Ela tinha ficado pra trás no nosso voo, mas como tem outros voos de Miami pra Montreal no fim do dia, eles localizaram e mandaram depois. Levamos um susto tão grande com o telefone que primeiro pensei em xingar o cara, mas quando ele falou o que era até esquecemos da hora!

Perto de 10h da manhã o funcionário chegou e estava tudo perfeito e intacto. Alessandro conseguiu finalmente respirar aliviado (e eu tb!).

Depois saímos pra começar nossa saga de novos moradores daqui: fomos pagar o aluguel do apartamento, depois fazer inscrição no seguro saúde, fazer a inscrição de seguro social... Isso tudo rebocando Laura e Cecília. Nem preciso dizer quantas vezes ouvimos de cansaço e "a gente já vai embora?"...

O sistema de saúde daqui é público e gratuito, mas é preciso fazer inscrição no sistema e há uma carência de cerca de 3 meses para poder utilizá-lo gratuitamente. Antes disso, teríamos que pagar ou fizemos o que todos acabam fazendo, que é um seguro saúde de 3 meses antes de viajar. Já recebemos a confirmação da nossa inscrição pelo correio (a eficiência é inacreditável!) e estaremos cobertos a partir do dia 01 de outubro. Perto desta data deveremos receber nossas carteirinhas.

O número de seguro social é tipo um CPF, mas seu uso é muito mais restrito. Não é como aí que fornecemos pra qualquer lugar. O número é protegido por lei e só somos obrigados a fornecer em serviços do governo, para abertura de contas em banco e para empregadores no momento da contratação. Para o restante, ninguém pode exigir o número, mas acaba que ninguém pede. Mas se alguém exigir assim mesmo, podemos denunciar.

Só que este número não conseguimos fazer na sexta mesmo por causa de 5 minutos. Aqui as repartições do governo costumam fechar as 4 da tarde (algumas às 4 e meia). Chegamos 4:05! Infelizmente não deu; agora era esperar a segunda. Tava um calor danado e resolvemos fazer o que? Voltar pra casa e levar as duas pra brincar no chafariz!


Chegando da rua! A varanda atrás do Alessandro é da casa do Paulo.


Uma relaxadinha para os pés antes de ir para a praça...


Passamos no mercado que fica do lado da praça e inventamos um piquinique: coca-cola, bolinhos de chocolate e uns sanduíches. E como sempre, uns mega-copos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário